Engenheiros pela Segurança do Trabalho. UNB, Faculdade de Tecnologia

  

Como parte do grupo de palestras focadas na EMPRESA DO SÉCULO XXI, Segurança no trabalho, Equipes Proativas e Sustentabilidade, nas próximas semanas estão programadas uma serie de palestras desenvolvidas especialmente para as turmas da disciplina Higiene e Segurança do Trabalho da UNB. Serão palestras curtas, baseadas na história do meu acidente de trabalho e outras histórias impactantes, visando a atitude proativa dos futuros engenheiros da UNB.

  • Segurança do Trabalho: Acidentes e outras historias. O primeiro passo para tornar-se “invencível” é deixar de achar que você é!

Juntando as experiências como universitário empreendedor do ramo de esportes radicais, que provou desde pára-quedismo até escalada em rocha, e depois como engenheiro que sofre um acidente simples e ilógico em uma segunda-feira de trabalho comum, Fabio leva aos participantes desta palestra a se conscientizar de que os acidentes podem ocorrer a qualquer um (inclusive a você!), em qualquer momento. Por mais novo, ágil, experiente e/ou preparado que seja, faltam apenas uns poucos segundos e alguns fatores de “má sorte” se juntarem para que tudo saia muito mal. O fato de que não seja a nossa culpa não fará com que o problema seja menor.

Faculdade de Tecnologia

A realidade é que quase todos acreditamos ser imunes (invencíveis) a este tipo de eventualidades e é comum para muitos subestimar a necessidade de normas de segurança. Tanto a preparação em segurança laboral e a avaliação de riscos no local de trabalho, quanto em nosso plano de vida em caso de que, infelizmente, “as coisas saiam mal”, esta palestra é um convite para a prevenção, para avaliar de forma proativa o nosso entorno e atuar na detecção de riscos e na prevenção de acidentes.