SEGURANÇA DO TRABALHO NA GERDAU – PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO

  

Neste mês de Agosto participei do evento preparatório para a semana de sensibilização sobre Segurança do Trabalho e Meio Ambiente na Gerdau Barão de Cocais, MG.

SEGURANÇA das pessoas acima de tudo (Fonte: Gerdau Colômbia http://www.diaco.com.co)

A turma estava composta pelas lideranças da empresa que tem um recorde de mais de 4 anos sem acidentes com perda de tempo (CPT) (afastamento do trabalhador), o que para um setor de alto risco como o siderúrgico, não é só um exemplo, mas também um grande desafio para esta unidade da empresa que quer se manter nesse patamar que já é usado como referência (benchmark) nas distintas operações internacionais da empresa.

A Gerdau “é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável” (Perfil da Empresa, http://www.gerdau.com.br).

Segurança do Trabalho – Injeção de Motivação e Liderança (Foto: Insight Consultoria)

Para uma empresa com mais de cem anos de história que é modelo a seguir em vários dos setores onde atua, a inovação e a liderança devem estar presentes de forma constante nos treinamentos dos seus funcionários. Neste caso, em coordenação com os respectivos líderes de cada área, foi planejada uma palestra que misturasse três conceitos: segurança do trabalho, liderança e sustentabilidade. Tomando como base a minha palestra de “O primeiro passo para tornar-se “invencível” é deixar de achar que você é!” a gente desenvolveu uma mensagem impactante e personalizada que focasse na conscientização sobre a atitude das pessoas, pois não adianta investir milhões em treinamentos e sistemas de proteção se as pessoas não são conscientes dos riscos e das medidas de devem ser adotadas, mantidas e aprimoradas para que a segurança de todos seja efetiva.

Eventos como esse são organizados com freqüência para manter esse espírito de equipe nos funcionários, ao mesmo tempo em que se dá uma “cutucada” amigável neles em prol da atitude proativa necessária para manter esses altos níveis de segurança no trabalho. Com diversas historias e recursos multimídia, o público conheceu minha história de vida e meu inesperado acidente de trabalho que com certeza poderia ter sido evitado com simples medidas preventivas que “alguém” decidiu não considerar. Nossa avaliação dos riscos pode ser “enganosa”.

Dividi o palco com os amigos da Insight Consultoria (www.insightconsultoria.com.br/) que fizeram um excelente trabalho baseado em dinâmicas de grupo. Foi muito legal compartir com os líderes da Gerdau e conhecer de perto seu alto compromisso com a segurança do trabalho.

Sustentabilidade – Gerdau (Fonte: web site da Gerdau: http://www.gerdau.com.br

Os cuidados com o meio ambiente e a Sustentabilidade são vitais para uma unidade industrial que, como no caso da usina da Gerdau em Barão de Cocais, fica literalmente no meio da cidade. Por isto, a empresa mantém um envolvimento constante em programas de Responsabilidade Social que são coordenados através do Instituto Gerdau e com o envolvimento de funcionários voluntários em uma ampla variedade de projetos.

Gerdau Barão de Cocais – No “coração” da cidade (Fonte: Prefeitura Barão de Cocais www.baraodecocais.mg.gov.br)

E muito o trabalho a fazer e muitas as áreas nas quais é possível melhorar, mas é reconfortante conhecer indústrias deste porte que demonstram seu compromisso com “a melhoria continua”; principio básico que deve nortear qualquer sistema integrado de gestão  empresarial com visão Sustentável.

Um abraço para todos os amigos da Gerdau e uma ótima semana de Sensibilização!