Um “pequeno” projeto com impacto crescente na Uganda. Nova ONG

  

Community women and their children in Mubende District, Uganda (Source: http://empowered-voices.org)

Eu queria fazer esse post desde o ano passado… felizmente a minha tardança vai na contramão do sucesso conseguido pelo projeto que continua crescendo. O começo foi o projeto final para um dos cursos em Harvard Extension School: Introduction to Sustainable Development (E-115) com o professor Kazi F. Jalal – PhD da Harvard University y ex-diretor de temas ambientais no Banco de Desenvolvimento da Ásia, muito experiente em projetos de desenvolvimento sustentável naquela região- e Johny Chaklader –empreendedor social e ex-diretor geral do Projeto SHAPNA- sendo um dos nossos professores assistentes. Um grupo de cinco pessoas pesquisou e definiu um projeto de desenvolvimento sustentável com foco na redução da pobreza em um pais em desenvolvimento. Após avaliar outras opções na America Latina, a gente decidiu focar-se na África e o resultado foi: “Empoderamento das mulheres: construindo autoconfiança e independência econômica na Uganda, Distrito de Mubende” desenvolvido a partir das idéias e contatos iniciais da Lene Martinsen, norueguesa PhD e associada pós-doutoral na Harvard University; uma das nossas colegas do curso.

Alguns dos objetivos iniciais eram: “i) combater o preconceito de gênero e, empoderando mulheres para experimentarem autonomia financeira e maior participação política dentro das comunidades; ii) obter maiores lucros para os membros da comunidade para que seus recursos de subsistência se acrescentem; iii) aumentar as safras através de treinamento em métodos de agricultura sustentável; iv) Ajudar na resolução dos problemas de planificação familiar e de saúde na comunidade” (Araripe, Balatka, Martinsen, Padilla e Sweeney, 2011).

Assim que o projeto se desenvolvia e tomava forma, baseados na retroalimentação e os contatos com líderes da comunidade na Uganda e outros amigos do mundo das ONG, uma nova visão e outras possibilidades apareceram e a visita à comunidade tornou-se uma prioridade.

Kaley Sweeney –jornalista norte-americana e A.L.M., em Relações Internacionais da Harvard University- e Lene Martinsen viajaram para conhecer pessoalmente a comunidade na Uganda no começo de 2012, Mubende está localizado a umas 3 horas de carro desde Kampala, capital da Uganda.

Desde aquele contato coisas incríveis têm acontecido, como a espontânea iniciativa de formar um grupo de mulheres chamado de “Kaley and Lene” como resultado imediato da visita, a iniciação de outros projetos baseados nas necessidades mais críticas detectadas e a fundação de uma nova ONG “EMPOWERED VOICES, Catalisando o desenvolvimento através do empoderamento comunitário”.

Kaley and Lene with a Community leader in Kyakasangulu Village in Mubende District (Source: http://empowered-voices.org)

Eu acredito plenamente nos “pequenos” projetos. Nas pequenas idéias que com paixão e trabalho duro são capazes de gerar opções para muitos, mudando vidas positivamente e expandindo o seu escopo além de qualquer expectativa. Este projeto encaixa perfeitamente no espírito de liderança e voluntariado que eu tenho promovido nos últimos anos na Colômbia, no Brasil e em outros países –mediante palestras e cursos- sobre o poder surpreendente dos projetos pequenos com um forte envolvimento da comunidade. Isto é muito bem explicado no seguinte post, onde é demonstrado que o comprometimento e a paixão são mais importantes que o dinheiro quando o desafio é o desenvolvimento sustentável, por favor, leia mais neste enlace (em inglês): “Who needs major up-front funding to have success?” http://empowered-voices.org/2012/03/28/who-needs-major-up-front-funding-to-have-success/

DOAÇÕES SÃO SEMPRE BEM VINDAS, Clique neste enlace para ajudarmos a continuar fazendo deste projeto uma realidade: http://empowered-voices.org/how-to-donate/

Só posso dizer que me sinto muito orgulhoso e feliz por ter participado neste projeto e ainda mais pelos crescentes esforços da Kaley e da Lene para fazê-lo uma realidade.  Parabéns… excelente trabalho!

Kaley and Lene with the Kyakasangulu Village’s Community (Source: http://empowered-voices.org )

REFERÊNCIA:

Araripe, Luciana; Balatka, Andre; Martinsen, Lene; Padilla, Fabio; and Sweeney, Kaley. (2011). Funding proposal: “Women’s Empowerment: Building Self-confidence and Economic Independence in Uganda’s Mubende District”.

Visite o site da Empowered Voices na internet:
http://empowered-voices.org/2012/03/21/welcome-to-our-blog/